Marcha Pelo Estado Laico

O Brasil é um Estado Laico, isso é, um Estado sem religião oficial, que não prega nenhuma religião, sendo esta de livre escolha de seus cidadãos. O termo laico remete-nos, obrigatoriamente, à idéia de neutralidade, indiferença.
O grande problema é que recentemente a religião tem interferido na política e em outras areas de uma forma assustadora. Recentemente o juíz de Goiás Jeronymo Pedro Villas Boas anulou uma união estável entre pessoas do mesmo sexo e disse que “agiu por deus”. Outro caso que chama a atenção também é um projeto de Lei criado pelo prefeito Eduardo Paes no qual torna o ensino religioso algo obrigatório em cerca de 1.063 escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro, o que poderia fazer alunos de religiões minoritárias serem discriminados, já que possivelmente só iriam ministrar aulas de cristianismo.

Discussões sobre aborto, liberdade religiosa, união civil entre pessoas do mesmo sexo, descriminalização da maconha e etc deveriam, dentro desse contexto de laicidade, ser discutidos sem a argumentação embasada em escrituras religiosas.

Por isso convocamos pessoas de todas as religiões a manifestar o nosso desejo de um Estado Laico de fato. Judeus, Budistas, Umbandistas, Católicos, Evangélicos, Espíritas e pessoas de todas as outras religiões estão convocados, assim como ateus, agnósticos a marchar por um Brasil Laico de fato.

Quando?

Domingo, 21 de agosto

A Concentração iniciará as 14:00 e sairá em direção ao Shopping Paulista as 16:00 com todos presentes

Local:
Concentração na Praça dos Ciclistas (Perto do Metrô Consolação)

Avenida Paulista
São Paulo
Evento no Facebook.
Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias e marcado , . Guardar link permanente.

16 respostas para Marcha Pelo Estado Laico

  1. Pingback: Mais uma marcha, pr aa gente nãoperder o hábito. Desta vez, pelo Estado laico. Domingo, 21, na Avenida Paulista, SP « Marli Gonçalves

  2. Rapaz, obrigado pelo aviso, é que quando eu fiz o post era na época que não estava ainda nesta data, mas eu já mudei a data, obrigado, estarei lá com certeza e valeu o toque.

  3. Luis Eduardo disse:

    Quero dizer que podemos ter diversidade religiosa, mas nenhuma pode interferir na legislação brasileira.
    É o q não vem acontecendo e é grave. É uma tendência privada tomando proporções dentro da esfera pública, onde o laico deve prevalecer a fim de atender a todas as demandas, sem critérios, favorecimentos e discriminações.
    Todas as discriminações vigentes começam em um discurso de crença, que se apóia em uma fé consentida.
    Dentro de sua casa faça o que quiser, mas fora dela, seja cidadão!
    Por isso acho que, se não falei antes, falo agora: é uma das marchas mais legais, senão a mais legal dos últimos 20 anos!!!
    Porque é necessária uma marcha verdadeiramente conscientizadora dos deveres do Estado, onde afeta a todos os cidadãos, todos.
    A Constituição Federal não é a Bíblia, é a CF e só!!!
    Vamos na luta!!!

    • Márcia disse:

      Ei, Luis, concordo com suas colocações. Até mesmo porque, como atéia que é cidadã, acho inconcebível qualquer interferência da religião no Estado – seja daquelas que são hegemônicas, seja das demais que são discriminadas.
      Mas uma observação aí: dentro de casa é preciso democracia também – no público e no privado. Em nome do ‘na minha casa mando eu’, muita violência é perpetrada e isso é inaceitável, não?

      saudações
      Márcia

  4. Devon Darling disse:

    Pelo menos terei um programinha bacana a realizar em agosto!
    Além da religião,acho que deveriamos “abrir o leque”e discutir outras coisas,como a união civil de pessoas do mesmo sexo e um possível projeto de lei contra a homofobia,porque cá entre nós,já está na hora do Brasil abrir os olhos para nós,homossexuais!

  5. Chico Lobo disse:

    Eu, como cidadão brasileiro, fico absolutamente indignado ao ver na grande mídia o poder que certas seitas estão conquistando diante da nossa nação e de nossa legislação.
    É um abuso de poder midiático incomparável a qualquer outra nação no mundo.
    É um absurdo que dogmas estejam prejudicando pesquisas realmente científicas e impondo-se como “verdade” absoluta nas diretrizes cidadãs.
    É inaceitável que tantas outras convicções religiosas estejam sendo massacradas em benefício daquelas que tem até financiamento estrangeiro para difundir-se.
    É inconcebível que os cidadãos ainda não tenham levantado a voz contra esses abusos que em nome de uma convicção dogmática de alguns poucos empresários da fé, que com seu alto poder de mídia, mudam ao seu bel interesse os conceitos de cidadania na legislação e na cabeça dos desavisados em nome de suas supostas vocações religiosas.
    TODOS Á MARCHA PELO ESTADO LAICO – de verdade…

  6. Chico Lobo disse:

    O Brasil já é, por sua constituição, um Estado Laico desde a Proclamação da República em 15 de Novembro de 1889.

    Porém, correntes conservadoras e arcáicas ainda teimam em fazer deste país uma nação “teocrática” e tendenciosa (COMO NOS TEMPOS DO IMPÉRIO) contrariando assim os princípios da liberdade e da República.

    Hoje o Estado é gerido e administrado pelo conceito de livre pensamento sem vincular suas leis a fechados princípios desta ou daquela corrente teológica, filosófica ou cultural e assim precisamos defendê-lo.

    Pela nossa constituição e pelos princípios Republicanos que regem nosso regime, o Estado é e deve preservar total independência dos princípios e correntes teológicas dirigidas ou vocacionadas, governando para o povo e pelo povo com total independência dos pensamentos filosóficos, culturais e/ou teocráticos, da mesma maneira como é constituido a diversidade cultural de nosso povo.

    Somos uma nação constituida da mais ampla e bela diversidade étnica e cultural, que forma um patrimônio diversificado em tradições das mais variadas tendências das culturas humanas. Temos a vantagem de pertencermos a uma nação onde as mais diferentes raças, etinias, religiões, costumes e tradições culturais convivem em harmonia graças ao respeito que aqui impera trazido pelo REGIME LAICO de nossa República, e que hoje se vê ameaçado pelo poderio econômico midiático de algumas correntes conservadoras de nossa sociedade que a todo custo teimam em tolher e modificar conceitualmente nosso padrão laico republicano de liberdade.

    Hoje, não importa sua origem, sua religião (ou não religião), sua forma de expressão cultural, sua opção sexual, sua faixa etária, seu princípio filosófico… É hora de darmos um basta ás tentativas de nos calar, de nos impedir de sermos o que somos, de manifestar nossa cultura e nosso pensamento, seja ele qual for. Afinal temos o direito da liberdade, da opção, da escolha, independentemente de conceitos dogmáticos de qualquer espécie ou origem.

    Divulgue, compareça á marcha, participe, converse com amigos, colegas, parentes, familiares…, sobre a real necessidade de defendermos o ESTADO LAICO DE NOSSA REPÙBLICA

    ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS

  7. Alexandre disse:

    Queremos um basta nesta palhaçada. É um absurdo eu entrar em um hospital como o Hospital das clínicas, por exemplo, e ver uma estátua enorme da Nossa Senhora Aparecida, numa sala de espera! Acho muita falta de respeito, e isso não é nenhum desrespeito à religião; há lugares mais apropriados para tais coisas. Não suporto ver cientistas terem de IMPLORAR para usarem células-troco em pesquisas, sendo que está claro, que isto poderá nos trazer muitos benefícios. Dentro os fatores também citados na reportagem. Estarei nesta passeata junto com meus amigos também.

    Valeu, Alexandre

  8. Fábio disse:

    Vale ressaltar que “Estado Laico”, apesar de ser erroneamente empregado (provavelmente devido a alguns fatos históricos) como separação Religião/Estado, não se refere somente a religião, mas a TODOS os princípios individuais ou de QUALQUER grupo determinado que possam influenciar na legislação e política,

  9. Luiz S. disse:

    Resumo:
    – Fim das isenções fiscais para as todas as igrejas!
    – Retirada de todos os símbolos religiosos das repartições públicas!
    – Não ao ensino religioso em escolas públicas!

  10. Vocês ainda não viram nada.
    Tem uma PEC tramitando que prevê que os brasileiros paguem (com os nossos impostos) a luz elétrica para que os líderes religiosos roubem.

    Leiam:
    http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=482760

    Acho que o fundamental é que protestemos contra isso.

    • Izo disse:

      Fernando!

      Muito Obrigada por esta informação!!!
      Que absurdo!!! Precisamos colocar esta PEC 497/2010 nas redes sociais URGENTE!!!
      Fernando, divulga nas redes sociais, por favor!
      Vamos dizer não a este senhor deputado EDUARDO VALVERDE (PT-RO).
      O que esta gente é capaz de fazer com o dinheiro público!!!
      E as pessoas que vivem em miserabilidade neste país? O que poeriam achar disso?
      Estes templos e religiões não se envergonham?
      Estou indignada!!!!
      Abç

  11. Ari H. de Souza disse:

    Como professor de História, conheço as consequências dessa aliança estadado/religião. O resultado tem sido corrupção, fanatismo, segregação, patronato, manipulação, moralismo e outras práticas que vão contra os valores que a humanidade busca hoje. A religião tem que está no âmbito individual, enquanto o estado está na esfera social. Pior ainda, é percepermos que muitos dos políticos religiosos brasileiros nada têm a ver com uma verdadeira filosofia religiosa e sim com práticas escusas de exploração da fragilidade alheia.

    • Izo disse:

      Ari, muito importante a tua manifestação. Gostei muito de tuas palavras. Vamos em frente, com a nossa voz e quiçá de toda a população brasileira, dizer Não, dar um Basta, a tudo isso.
      Abçs
      Izo

  12. Neto disse:

    Olá, pesoal da organização. Estamos organizando uma Marcha Pelo Estado Laico aqui em Brasília. Gostaríamos de estreitar os laços para definição da estratégia e reforçar a rede de divulgação. Já vi que terá em outros estados também. Vamos compartilhar nossa indignação por este equívoco que segrega e escraviza o País !!! Aguardo contato !

  13. Izo disse:

    Precisamos ficar atentos, porque de forma “silenciosa” e “sorrateira”, nossa sociedade está se impregnando, principalmente nas esferas do poder, de elementos de caráter muito duvidoso. E é na “calada do dia” ou da “noite” que tentam corromper a nossa democracia.
    Muitas pessoas morreram, foram executadas, desapareceram; os juros altos, a corrupção que beira ao cinismo, o descaso com egrário público, entre outros; são motivos muito preocupantes no nosso dia a dia. Vamos fazer este protesto em todo o nosso país! E vamos fazer protestos por tudo que é contra a vida, a justiça, ao bem comum. O Brasil merece o povo que tem, mas não merece os fanáticos esquizofrênicos, os narcisistas de plantão (não suportam as diferenças, não suportam nada que não seja espelho). Fora com eles! Vamos dizer não, vamos mostrar que amadurecemos e já sabemos escolher o que queremos para o nosso país!
    Avante Brasileiros!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s