“Deus seja louvado” nas Cédulas Brasileiras

A Inconstitucionalidade das Cédulas Brasileiras
Erick Aparecido da Silva, 7 de abril de 2010
Prelúdio
Antes de iniciar a discussão, para evitar conflitos desnecessários é altamente recomendável ler na própria Constituição Federal os Artigos 5 e 19. Irei postar um link no final do post para a mesma, caso fique alguma curiosidade e/ou dúvida.
A Inconstitucionalidade
Algo permeia a sociedade brasileira, precisamente suas cédulas. E é dito que não é uma coisa muito simples de entender-se. A Constituição Federal diz-se que oB r a s il é um país laico (Que não tem religião definida), logo, qualquer indivíduo possui direito legal a liberdade religiosa. No entanto, quando o objeto de análise é ac é d u l a, um paradoxo vem à tona, “Deus Seja Louvado” é uma minúscula frase presente na moeda brasileira que se contrapõe as próprias leis que fundamentam o país.
Quem foi o autor/anexador desta impactante frase? Antes de tal, é interessante saber que o Brasil adotou o real em1 9 9 4, e logo constituiu uma moeda estável, tanto que é existente até hoje. Tal frase foi implantada no mandato do presidente Itamar Franco, sob o comando do então Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso.
Iniciou-se a fixação a partir da sérieA 3 8 3 4 para a cédula de um real, que foi introduzida no anverso (A parte anterior ou principal de qualquer documento que tenha dois lados opostos).
Esta série entrou em circulação precisamente em 01/07/1994. As outras cédulas tiveram a inscrição também inserida, todas elas com os seus exemplares iniciais com as chancelas do jurista Rubens Ricupero e do economista Pedro Sampaio Malan.
Desfecho
A inconstitucionalidade está dada, e com base nisto, seria minimamente interessante que ouve uma mudança nestas notas. Eis-as:1 – Retirar o “Deus Seja Louvado”;2- Adicionar uma frase relacionada a todas as divindades adoradas no Brasil. Esta última é pouco provável que seja exercida, pois, o panteão de entidades religiosas adoradas no Brasil é gigantesco, logo, ocuparia muito espaço na cédula, o que provavelmente ampliaria seu tamanho drasticamente.
Além do mais, é eminente que uma frase destinada aos A t e u s  e A g n ó s t i c o s também seriamembutidas. Já a primeira é mais palpável, por que, iria de acordo com a Constituição Federal e não seria apologista a nenhuma religião.
É um desrespeito com as demais religiões e com o indivíduo que não adota uma, afinal, não são todos os brasileiros adoradores de um deus, muito menos o deusjudaico-cristão e islâmico. É finalizado com o enfoque de que à impressão da frase “Deus Seja Louvado” nas cédulas é um ato c o n d i c i o n a d o  e  b a n a l que deveria ser e x t i r p a d o da moeda brasileira
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s